20.9 C
São Paulo
sábado, abril 19, 2025
HomeMUNDOBRASILGoverno Lula repudia racismo contra Vini Jr em estádio na Espanha

Governo Lula repudia racismo contra Vini Jr em estádio na Espanha

Por Kleber Karpov

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestou solidariedade ao jogador brasileiro Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, na Espanha, vítima de ato terrorista, na tarde do domingo (21/Mai), por parte de torcedores, durante partida de futebol no estádio espanhol. Lula cobrou atuação por parte das autoridades, políticas e do desporto, em especial da Federação Internacional de Futebol (Fifa), para que se tome providências e combatam práticas de  “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse ao direcionar o discurso, além das autoridades políticas e a Fifa, também à liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, concluiu Lula.

Repercussão

A ministra das Relações Exteriores substituta, embaixadora Maria Laura da Rocha, também classificou de abjetos,os atos de racismo, contra Vini Jr e, edestacou, a recorrência dos atos de racismo. “Espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes, e sim, contra toda a humanidade a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador”.

A manifestação ocorreu durante a abertura do seminário Brasil-África: relançando parcerias, no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento faz parte das comemorações do Dia da África, na próxima quinta-feira (25).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments