28.7 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 22, 2025
HomeMUNDOMédicos de MSF são mortos em ataque ao hospital Al Awda, no...

Médicos de MSF são mortos em ataque ao hospital Al Awda, no norte de Gaza

Organização condena este ataque veementemente. Mais uma vez, apelamos pelo respeito e pela proteção a instalações médicas, profissionais de saúde e pacientes.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está horrorizada com a morte de dois médicos da organização, Dr. Mahmoud Abu Nujaila e Dr. Ahmad Al Sahar, e de um terceiro médico, Dr. Ziad Al-Tatari, que trabalhavam no hospital Al Awda. As mortes aconteceram após um ataque à instalação de saúde, um dos últimos hospitais ainda em funcionamento no norte de Gaza. Nossos pensamentos estão com suas famílias e com todos os colegas.

Dr. Abu Nujaila e o Dr. Al Sahar estavam no hospital quando a unidade foi atingida no terceiro e no quarto andares. Outras equipes médicas, incluindo de MSF, também ficaram gravemente feridas. MSF compartilha regularmente informações sobre Al Awda como um hospital em funcionamento e com a presença de equipes de saúde no local para as partes em conflito. As coordenadas do GPS também foram compartilhadas ontem com as autoridades israelenses.

Condenamos este ataque veementemente e apelamos mais uma vez ao respeito e à proteção das instalações médicas, profissionais de saúde e dos pacientes.

No momento em que este artigo foi escrito, mais de 200 pacientes ainda estavam em Al Awda e não conseguiam receber o nível de cuidados adequados que necessitam. Estes pacientes devem ser evacuados com urgência e com segurança para outros hospitais que ainda estão em funcionamento, embora todos os hospitais em Gaza estejam trabalhando além das suas capacidades desde outubro, devido à escassez contínua de suprimentos, aos ataques regulares e ao número extremamente elevado de pacientes.

Esta é mais uma terrível ocorrência que a equipe de MSF sofre nos últimos dias. Os nossos colegas que prestam assistência a centenas de pacientes em Gaza enfrentam tempos extremamente difíceis para prestar os poucos cuidados médicos que podem. Ver médicos mortos perto de leitos de hospitais é mais do que trágico e isso deve parar agora.

Os ataques a instalações médicas constituem uma grave violação ao Direito Internacional Humanitário e isto tornou-se sistemático nas últimas semanas. Reiteramos o nosso apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza, à liberação ao cerco e à proteção das instalações médicas e do pessoal médico.

MSF trabalha em Al Awda desde 2018, oferecendo cirurgias reconstrutivas para adultos e cirurgias de trauma para crianças. Prestamos nosso tributo à coragem dos nossos colegas. Nós sempre nos lembraremos deles.

SourceMSF
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments