33.6 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 22, 2025
HomeMUNDOBRASILBrasília e Yaoundé, capital de Camarões, firmam acordo e se tornam cidades-irmãs

Brasília e Yaoundé, capital de Camarões, firmam acordo e se tornam cidades-irmãs

Por Adriana Izel e Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (17), o acordo de irmanação entre Brasília e Yaoundé, capital do Camarões. O documento torna as cidades oficialmente irmãs, permitindo o compartilhamento de informações e efetivação de ações de cooperação mútua para execução de projetos de pesquisa, estudos, cursos, treinamentos e missões técnicas.

Participaram da assinatura do acordo o embaixador da República de Camarões no Brasil, Martin Mbeng, o prefeito de Yaoundé, Luc Messi Atangana, e o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

Novo acordo reforça a aproximação entre o Brasil e o país africano, abrindo margem para contribuições bilaterais | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“A Embaixada de Camarões presta um bom serviço e tem dado uma participação muito importante para a sociedade, em especial para a parte mais vulnerável do Distrito Federal”

Ibaneis Rocha
governador do DF

“A assinatura desse documento vai simplificar e permitir uma aproximação ainda maior dessas duas comunidades, importantes para o Brasil e para Camarões”, definiu o governador. “A Embaixada de Camarões presta um bom serviço e tem dado uma participação muito importante para a sociedade, em especial para a parte mais vulnerável do Distrito Federal.”

Paco Britto revelou que há 16 anos Camarões buscava firmar essa parceria. “A construção passou por todas as áreas do governo, mostrando a preocupação deste GDF em levar Brasília para o mundo e trazer o mundo para o Distrito Federal”, disse.

Eixos de atuação

As capitais definiram no acordo oito áreas de atuação:

⇒ Planejamento urbano e segurança pública;
⇒ Promoção de negócios e turismo;
⇒ Cidades inteligentes, tecnologia, inovação, startups e inclusão digital;
⇒ Mecanismos de gestão pública, participação e responsabilização;
⇒ Gestão de mobilidade urbana, trânsito e transportes de massa;
⇒ Políticas de cuidados primários, saúde e inclusão social;
⇒ Políticas para a promoção da economia criativa;
⇒ Desenvolvimento sustentável e resiliência, em particular o quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pelas Nações Unidas (ONU).

“Estamos esperando muito desse acordo
para que possa ser efetivo”

Luc Messi Atangana
prefeito de Yaoundé

“Estou muito honrado e satisfeito por esse acordo de entendimento”, comemorou Luc Messi Atangana. “A população da cidade de Yaoundé incentivou a assinatura, e o Conselho Deliberativo da Prefeitura deu autorização para a assinatura deste memorando”. De acordo com o prefeito, a capital africana tem interesse, principalmente, na experiência de Brasília de qualificação urbana, limpeza e mobilidade. Em contrapartida, pretende-se trazer para o Distrito Federal projetos culturais e turísticos que desenvolvam as raízes africanas na cidade. “Estamos esperando muito desse acordo para que possa ser efetivo”, afirmou.

A irmanação entra em vigor a partir da assinatura do documento e tem validade indeterminada. As atividades propostas não geram obrigações financeiras, já que devem ser financiadas por meio de recursos de parcerias público-privadas.

O embaixador de Camarões afirmou que o acordo é apenas o início da parceria entre as duas cidades: “Gostaria de agradecer mais uma vez ao Governo do Distrito Federal por todos os facilitadores que a embaixada recebeu para firmar esse acordo. Para nós é um movimento muito importante”.

Cidades-irmãs

A irmanação, ou geminação entre cidades ocorre quando as localidades compartilham características em comum que as aproximam. No caso entre Brasília e Yaoundé, as principais semelhanças são a população – ambas têm aproximadamente 3 milhões de habitantes – e o título de patrimônio cultural.

Brasília também mantém vínculos formais com diversas cidades ao redor do mundo: Lisboa (Portugal), Assunção (Paraguai), Buenos Aires (Argentina), Doha (Catar), Gaza (Palestina), Havana (Cuba), Kiev (Ucrânia), Montevidéu (Uruguai), Pretória (África do Sul), Sejong (Coreia do Sul), Teerã (Irã) e Xi’an (China).

Os acordos refletem o compromisso do governo em estabelecer relações internacionais que beneficiem Brasília e suas cidades-irmãs, promovendo o crescimento e a troca de conhecimentos entre os povos.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments